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Como Coordenar

Listras

Em uma peça devemos considerar tanto as linhas externas, que dão forma à roupa criando a silhueta, quanto às linhas internas, como pregas, pespontos, fileira de botões, etc.


Um tipo de linha e direção deve ser dominante. Combinar linhas curvas com curvas, linhas retas com linhas retas, resulta em um look agradável.

Para alongar e/ou afinar a silhueta:

 

  • Uma linha vertical;

  • Várias linhas horizontais estreitas e próximas; 

  • Uma linha diagonal com inclinação vertical;

  • Linhas diagonais formando um “V” estreito;

  • Várias linhas verticais;

  • Uma linha horizontal posicionada na parte superior;

  • Várias linhas diagonais pouco espaçadas.

Para encurtar e/ou alargar a silhueta:

 

  • Uma linha horizontal;

  • Várias linhas horizontais largas ou espaçadas;

  • Uma linha diagonal com inclinação horizontal;

  • Linhas diagonais formando um “V” aberto;

  • Várias linhas verticais largas ou espaçadas;

  • Uma linha horizontal posicionada na parte inferior;

  • Várias linhas diagonais espaçadas.

Cores

Para uma combinação harmoniosa de cores, é importante atentar-se a algumas regras básicas que regem o círculo cromático.

  • Uma cor deve ser sempre predominante;

  • Monocromáticas ou monotons pedem textura ou acessório;

  • Cores complementares, que são as opostas no círculo cromático;

  • Cores análogas, que são adjacentes no círculo cromático;

  • Tríade são as separadas pela mesma distância no círculo cromático.

Claras e escuras

Involuntariamente, nossos olhos percebem as cores claras primeiro, que devem ser usadas para criar pontos focais nas áreas que queremos valorizar. Elas nos dão a impressão de avançar visualmente, fazendo a área parecer mais próxima e maior, alargando o campo de visão.


As mais escuras, por sua vez, dão a impressão de recuar visualmente, fazendo a área parecer menor e mais distante, afinando o campo de visão.

Vivas e opacas


Cores vivas dão a impressão de avançar o campo de visão, fazendo com que a área pareça mais próxima, maior e mais evidente.


Cores opacas dão a impressão de recuar o campo de visão, fazendo a área parecer mais distante, menor e menos evidente.

Textura

Associamos à textura palavras como leve, pesado, opaco, brilhante, áspero, macio, firme, maleável. Cada um com uma combinação diferente dessas características.

Uma textura deve ser predominante. Evite contrastar texturas muito diferentes, como uma muito pesada com uma muito leve. As peças com mais textura, devem estar por cima daquelas com menos textura.

Para alongar e/ou afinar a silhueta

  • Opacos;

  • Macios;

  • Lisos;

  • Maleáveis;

  • Finos;

  • Leves e de médio peso.

Para encurtar e/ou alargar a silhueta

  • Brilhantes;

  • Pesados;

  • Enrugados;

  • Acetinados;

  • Volumosos;

  • Rendados;

  • Grossos;

  • Rígidos;

  • Peludos/Felpudos.

Estampas e Padronagens

O efeito de ilusão de ótica em uma estampa, tem a ver com a maneira como as linhas, formas e cores estão distribuídas.

Ao combinar uma estampa com uma peça lisa, as cores devem ser coordenadas. Procure repetir na peça lisa, uma das cores encontradas na estampa. Uma das opções é usar estampas similares, de cores diferentes, ou estampas diferentes de cores similares.

Se a combinação é de uma estampa com outra estampa, deve-se ser mais cauteloso. Estampas que contrastam muito entre si são perigosas. Como uma muito grande e outra muito pequena. Deve haver uma mudança gradativa de tamanho ou uma estampa deve ser dominante, aquela mais importante na composição do visual.

Para alongar e/ou afinar a silhueta

  • Pouco contraste de cor;

  • Predominância de linhas verticais

  • Estampas mais próximas

  • Pouco espaçamento entre os desenhos

  • Estampas de formas geométricas

  • Estampas de tamanho pequeno ou médio

Para encurtar e/ou alargar a silhueta

  • Predominância de linhas horizontais

  • Estampas grandes

  • Formas arredondadas

  • Forte contraste de cor, principalmente estampas claras em fundos escuros

  • Muito espaçamento entre os desenhos

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